Prós e contras da IA na vida cotidiana

Inteligência artificial: a mais nova queridinha ou vilã da sociedade. A IA é a mais nova melhor amiga dos criativos, das pessoas com pouco tempo e, infelizmente, a mais nova companheira dos golpistas online. Plataformas de IA como ChatGPT, Craiyon, Voice.ai e outras estão disponíveis para pessoas comuns, o que significa que a tecnologia está se infiltrando cada vez mais em nossa vida diária. Mas será que a adoção dessa IA convencional é algo positivo? Ou negativo? 

Vantagens da IA na vida cotidiana

Gerador de confiança

De acordo com o relatório da McAfee sobre o amor nos tempos modernos, 27% das pessoas que admitiram planejar o uso da IA no dia dos namorados disseram que era para aumentar sua confiança. Para algumas pessoas, expressar seus sentimentos em palavras é desafiador e traz uma sensação de vulnerabilidade. Se houver uma ferramenta que facilite a superação do medo de se abrir, deve ser utilizada. Lembre-se de que ser honesto é sempre o melhor caminho. Diga ao seu parceiro que você empregou a ajuda da IA para expressar seus sentimentos. 

Incentivo à criatividade

Às vezes, você simplesmente não sabe como começar sua futura obra-prima, seja ela uma pintura, um conto ou uma proposta comercial. Geradores de texto e arte com IA são excelentes para ativar a imaginação e criar ideias. O programa pode pensar em uma abordagem que você nunca teria considerado.  

Economia de tempo

A IA generativa – o tipo de tecnologia de inteligência artificial por trás de muitas plataformas convencionais de geração de conteúdo – não é nova. Na verdade, cientistas e engenheiros já utilizam essa tecnologia há décadas para acelerar descobertas de novos materiais e avanços médicos. Por exemplo, a IA generativa é fundamental para a invenção de materiais de captura de carbono que serão essenciais para retardar os efeitos do aquecimento global.1

As ferramentas online que usam IA generativa também podem ajudá-lo a economizar o seu tempo. Por exemplo, a IA provavelmente pode cuidar de e-mails comuns que você quase não tem tempo de escrever entre as suas reuniões.  

Desvantagens da IA na vida cotidiana

Autenticidade cada vez menor

O que acontece com as conexões humanas genuínas à medida que a IA se expande? O relatório sobre o amor nos tempos modernos descobriu que 49% das pessoas se sentiriam magoadas se seu parceiro usasse IA para escrever um bilhete de amor. O que elas pensavam ter sido escrito com verdadeiro sentimento foi composto por um programa de computador sem coração. O ChatGPT compõe suas respostas com base no que é publicado em outros lugares na Internet.

Portanto, não apenas suas respostas são desprovidas de emoção humana real, mas a “emoção” que retrata é plagiada. Além disso, alguns artistas percebem que os componentes gerados por IA nas obras de arte digitais reduzem o talento dos artistas humanos.

O mesmo vale para o conteúdo escrito por IA: assim como na arte gerada por IA, nenhuma das obras criadas é original. A IA pega inspiração e trechos de imagens existentes e os mistura. Os resultados podem ser visualmente impressionantes (ou de pesadelo), mas alguns argumentam que isso menospreza o espírito humano.

As alucinações da IA também são um problema para a autenticidade e a precisão do conteúdo gerado pela mesma. Uma alucinação de IA ocorre quando o programa de IA generativa não sabe a resposta a um prompt. Em vez de pesquisar diligentemente a resposta correta, a IA inventa uma resposta. Isso pode levar à proliferação de notícias falsas ou reportagens imprecisas. 

Golpes online mais rápidos e mais confiáveis

O conteúdo gerado por IA está expandindo o repertório e a velocidade dos golpistas online. Por exemplo, os e-mails de phishing costumavam ser fáceis de identificar em meio à multidão, devido aos erros de digitação, à gramática, à ortografia inadequadas e às histórias ridiculamente rebuscadas que eram sua marca registrada.

Agora, com o ChatGPT, os e-mails de phishing estão mais elaborados, pois, no nível das frases, ele escreve de forma fluída e precisa. Isso dificulta até mesmo para os leitores mais diligentes identificar e evitar tentativas de phishing. Em vez de perder tempo inventando e escrevendo suas histórias falsas, os golpistas podem contar com o ChatGPT, que faz isso rapidamente. Os cibercriminosos estão descobrindo as possibilidades de aproveitar o ChatGPT para escrever rapidamente novos tipos de malware. Em quatro horas, um pesquisador deu instruções mínimas ao ChatGPT e ele escreveu um programa de malware indetectável.2

Isso significa que alguém com pouca ou nenhuma experiência em codificação poderia, teoricamente, criar uma nova e poderosa variedade de software mal-intencionado. A velocidade com que o pesquisador criou o malware também é digna de nota. Um cibercriminoso poderia testar vários programas de malware, utilizando o método de tentativa e erro. Assim que as autoridades identificam e desativam uma versão, o criminoso pode liberar a próxima logo em seguida. 

Falsificação mal-intencionada

A tecnologia do deepfake e a IA de voz estão expandindo o repertório nefasto dos golpistas. Em um incidente, um golpista clonou a voz de um adolescente, que era tão realista que convenceu a própria mãe do adolescente de que seu filho estava em perigo. Na verdade, o adolescente estava completamente seguro.3

Aplicativos de IA de voz como esse podem acrescentar falsa legitimidade ao golpe dos avós, que já existe há alguns anos, e a outros golpes com uso da voz. De acordo com o relatório “cuidado com o impostor artificial” (Beware the Artificial Imposter) da McAfee, 77% das pessoas que foram alvo de um golpe de clonagem de voz perderam dinheiro como resultado. 

O veredito sobre a IA

Então, o que você acha? O seu dia a dia está mais fácil ou mais complicado graças à IA? As pessoas devem tentar adicioná-la às suas rotinas ou parar de depender tanto dela? O debate sobre o lugar da IA na sociedade atual poderia se estender por muito tempo.

O que é indiscutível é a necessidade de proteção contra ameaças online que estão se tornando mais poderosas com o auxílio da IA. Veja algumas dicas para evitar fraudes de IA:

  • Leia com atenção todos os textos, e-mails e mensagens diretas nas redes sociais. Agora que os phishers limparam a ortografia e a gramática com o ChatGPT, você terá que confiar nos outros sinais reveladores de tentativas de phishing. A mensagem está exigindo ação imediata, solicitando sua senha ou detalhes pessoais, ou inspirando sentimentos intensos de raiva, medo ou tristeza? Dê um passo atrás e avalie se a mensagem faz sentido. Você sempre pode excluí-la. Se for realmente urgente, o remetente dará um retorno. 
  • Mantenha a cabeça fria. Quando alguém que você ama está com problemas, é fácil entrar em pânico imediatamente. Faça o possível para manter a calma e tente localizar a pessoa real, caso se trate de um caso de falsificação profunda ou de uma voz gerada por IA. Além disso, se você achar que alguém está em perigo, alerte as autoridades imediatamente. 
  • Faça um acompanhamento com sua própria pesquisa. Se você ler um artigo ou assistir a um vídeo sensacionalista demais para acreditar, pesquise o assunto por conta própria para confirmar ou negar sua veracidade. A pesquisa é fundamental para evitar a disseminação de notícias falsas e incendiárias. 

Para cobrir todas as suas bases, considere investir no McAfee+. O McAfee+ é o serviço completo de proteção de identidade, privacidade online e dispositivos. Você pode viver online com mais confiança com antivírus para dispositivos ilimitados, proteção na Web e muito mais! 

1IBM, “Mudanças climáticas: A IBM acelera a descoberta de materiais para melhorar a captura, separação e armazenamento de carbono. “ 

2Dark Reading, “Pesquisador engana o ChatGPT para criar malware de esteganografia indetectável 

3BusinessInsider, “Uma mãe recebeu uma ligação fraudulenta dizendo que sua filha havia sido sequestrada e que ela teria que pagar um resgate.  O ‘sequestrador’ clonou a voz da filha usando IA.

Apresentando o McAfee+

Proteção de identidade e privacidade para sua vida digital

FacebookLinkedInTwitterEmailCopy Link

Mantenha-se atualizado

Siga-nos para se manter atualizado sobre a McAfee e ficar por dentro das mais recentes ameaças à segurança móvel e do consumidor.

FacebookTwitterInstagramLinkedINYouTubeRSS

Mais de Segurança na Internet

Back to top